domingo, outubro 24, 2010

A FICHA DA CANDIDATA


É...

...

...

...

...

Foi só o tempo de conseguir fechar a boca e retomar a voz depois de ver a "FICHA DA CANDIDATA" enviada por um grupo de amigos integrantes da EII*...

Desde que o Brasil passou a eleger seus representantes temos um governo organizado pela elite dominante do país. Primeiro os barões e coronéis, depois um curtíssimo tempo de governo de centro-esquerda ocasionado por renúncia de Jânio Quadros, quando assumiu João Goullart.

Aqui vale abrir um parênteses para relembrar os fatos: quanto tempo este governo conseguiu governar nosso país? O que fez a elite dominante do país para recuperar o poder e o domínio das idéias e dos ideais desta grande nação? O que estávamos fazendo nessa "época"?

Os integrantes da ultra direita do país tomaram o poder através de um sistema totalitarista e ditatorial que durante 20 anos trouxe trevas para nosso horizonte travou o progresso desta nação por no mínimo cem anos. É só comparar com países que nessa "época" tinham potencial de crescimento igual ao nosso, mas não tiveram seu progresso, seu futuro, usurpado por ganância, por intolerância.

Mas, o que estávamos fazendo mesmo?

Nesta época de chumbo, de estratosférico endividamento, de tortura, de violência, de obscuridade, ainda estava do lado de lá... nasci em 78, dez anos depois do "ano que não terminou".

Vou perguntar de maneira genérica: O que fizemos durante esse período enquanto cidadãos livre pensadores? Nada. Uns poucos (comparando com a população do país) se uniram e foram à luta, cada um à sua maneira. Era o que os restara. Mais uma vez pergunto: O que fizemos? Delatamos muitos desses cidadãos ao poder, os entregamos à tortura e à morte. Por princípios. Quais? Por patriotismo. Às avessas? Por inércia. Por nos acostumarmos a receber as informações que nos são veiculadas sem a mínima análise, sem passar pelo famoso crivo da razão. Não nos damos ao trabalho de verificarmos os fundamentos daquilo que nos é transmitido pelos veículos livres de comunicação.

Como foi a história da fundação das organizações globo?

Quais veículos da imprensa livre apoiaram nossos "gloriosos tempos ditatoriais" e são hoje os veículos dominantes da opinião pública em geral? Quem organizou mesmos a tomada do poder nesse período?

Bem... conjecturas...

Voltemos à história política de nosso país.

Voltamos a eleger nossos representantes... Depois de tanto tempo no poder, qual grupo político teria condições de conduzir a opinião pública tão bem para dar continuidade a seu trabalho? Já respondeu, né?!

Foi assim que conseguimos nossos primeiros representantes eleitos pós trevas: representantes do movimento político de direita do país.

Agora a pergunta crucial: Como reagiria este grupo político de nosso país ao perder o poder. Poder este que já julgavam como privado, uma vez que somente escapou de seus dedos por cerca de dois anos ( se muito), quando o retomaram a chumbo?

Os chumbos de nossa "época" são outros. Vêm dos mesmos veículos de imprensa livre que conseguiram se firmar com o total apoio e financiamento daquela "época" que os chumbos eram de chumbo.

Basta avivarmos a memória para num relance percebermos qual foi e qual é nosso papel na História de nosso país, em nossa própria história.

Quem sabe se a maioria do nosso povo já aprendeu essa amarga lição e agora já não engrossam fileiras de viseiras.

Mas, somos formadores de opinião. O que fizemos ou deixamos de fazer enquanto cidadãos está registrado em nossa lista de feitos (ou não feitos). Aqui falaria de carma coletivo, etc., mas, essa é nossa praia. Será?

Mais uma vez volta a pergunta: O que fizemos? E mais uma: Qual foi nossa contribuição, enquanto cidadãos de bem, para o progresso de nosso país?

Que tal formularmos a resposta defronte a um espelho?

... Trinta anos antes e os dados poderiam ser esses que aí na imagem estão:

Bem, essa é minha contribuição para o debate ora apresentado.

Obs.: EII* - Elite Intelectual de Itabirito.

Por: Jarbas Lima Lemes

Nenhum comentário: