sexta-feira, outubro 06, 2006

Consciência Política

Eu fui militante do PT por bastante tempo. Fui secretário de organização por duas vezes e vice-presidente, no PT de minha cidade.
O aprendizado é fantástico. As várias maneiras de ver a mesma verdade.
Aprendemos a sempre batalhar por melhorias reais. A lutar por projetos coerentes com a realidade de cada cidade, estado e a nação. Aprendemos, com as discussões do dia-a-dia, a enxergarmos mais além que o óbvio. Com uma visão mais holística da situação, conseguimos obter um melhor entendimento da conjuntura política nacional, suas deficiências, suas necessidades, seus pontos positivos.
Nos idos tempos de militância no PT, promovemos nosso crescimento intelectual. Os debates ideológicos, os debates dialéticos, sempre nos trouxeram crescimento, melhor capacidade de ver, analisar, e propor melhorias.
Se hoje conseguimos "ver com olhos de ver", rendemos graças ao aprendizado que tivemos.
O PT nos proporcionou o diferencial. Aprendemos com as análises da conjuntura político-econômica da década de 90 e início da atual, o que é um projeto país, o que significa verdadeiramente governar um país.
O PT nos trás hoje, um projeto país para o Brasil. Um projeto de crescimento sustentável, baseado no desenvolvimento social, com embasamento, projeto para curto, médio e longo prazo. Sem se preocupar com o imediatismo, com o retorno eleitoral dos resultados imediatos.
Eu voto no Lula para mais um mandato. Não porque ele seja o "salvador da pátria", o "pai dos pobres", ou qualquer outra alcunha midiática. Mas porque ele apresenta o melhor projeto país.
Como disse no início, aprendemos com os anos de militância a analisar sempre os projetos e a capacidade do gestor de colocá-lo em prática. E qualquer um que analise friamente os projetos que disputam o direito de gerir o progresso desta nossa grande nação hoje, escolhe este que o Lula e o PT apresentam.
Não analisamos simplesmente a pessoa, ou seu partido separadamente. Analisamos toda a conjuntura, para que tenhamos a certeza de estarmos escolhendo o melhor para todo o nosso país.
Por isto votamos no Lula para presidente. Por isto votamos em parlamentares compromissados em legislar em favor do desenvolvimento de nosso país. Analisando sua trajetória política, seus ideais, seus feitos, suas atitudes, seu compromisso, e, sua ideologia partidária. É este conjunto de fatores que nos dá garantias de que teremos um governo minimamente compromissado com o futuro de nosso país.
Neste mês completam-se exatos três anos que deixei de ser um militante do PT (por questões particulares). Não tenho mais vínculos partidários.
Esta trajetória nos valeu uma consciência política consolidada em fatos reais, em vivências do dia-a-dia, em batalhas pela sobrevivência.
Todos nós deveríamos analisar o que estamos realmente querendo para nosso país como um todo. Perdermos nossa particular tendência de pensarmos com a análise dos outros, ou somente em nossos problemas imediatos.
Nosso país seria bem melhor.
Por isto batalho pelo voto facultativo. Pela consciência política em ação.
Mas esta é somente a minha opinião.
E continuemos contribuindo para o debate dialético. Discutindo nossas idéias. Assim construímos nossa democracia.

Jarbas Lima Lemes.

Nenhum comentário: