quinta-feira, novembro 18, 2010

A Face Não Mais Oculta da Extrema Direita Brasileira



Não é nenhuma novidade a fala do comentarista do Grupo Globo (RBS).

Aqui na pacata Itabirito a EII* já se pronuncia neste sentido.

No dia 25 de outubro, respondi a um amigo que, ao perceber que eu estava rebatendo toda a leviandade com que a EII* fazia a “campanha anti Dilma” e “anti PT” em nossa cidade, me encaminhou via e-mail o texto Elogio à Vagabundagem, só para colocar mais lenha na fogueira.

No texto resposta a este e-mail eu citei um fato ocorrido com minha esposa em uma das ruas de nossa Cidade Encanto.

Qualquer semelhança com o “desabafo” do Prates é mera coincidência...

Segue o texto:

Outro dia minha esposa esperando o "coletivo" para retornar à "sua residência" quando vivenciou um ato de desabafo parecido com o da Sra. Pannunzio que você nos apresentou.

A cidadã itabiritense estacionou seu Volvo muito distante (cerca de 200 metros, defronte ao ponto de ônibus, debaixo da passarela) do lugar em que almoça freqüentemente, na Rua Belo Horizonte, e desabafou: "Não aguento mais este caos! Nós não merecemos isso! Esta cidade está cada vez pior! Quando ter carro era para poucos não era essa bagunça! Hoje qualquer um tem carro! Onde esse caos vai parar?"

Os demais integrantes do ponto de ônibus si entre olharam... alguns exclamaram baixinho: "Ronc!??!"*, outros esboçaram um leve movimento de sobrancelha e os demais ficaram boquiabertos...

Mas, rapidamente passou. Não ficou nenhum sentimento de frustração nos integrantes do ponto de ônibus.

Percebeu a semelhança entre os desabafos? Este foi espontâneo, sincero. A nobre senhora itabiritense desabafou com toda sua alma. Deu do que tinha para dar. Afinal, ninguém dá o que não possui.

Citei este exemplo vivenciado por minha esposa para dizer que aqui em nossa Itabirito também encontramos algumas pessoas revoltadas com os rumos que demos ao nosso país.


Digo que estas pessoas estão realmente fazendo alguma coisa para buscar reverter o processo de despertamento pelo qual passou a sociedade como um todo.

Conversam horas com suas secretárias do lar, com as babás dos netos, com os jardineiros, etc. Estão se esforçando para  enviar e-mail para os filhos desses serviçais (a que ponto chegamos! Até internet já têm!), distribuindo o panfleto da CNBB para os empregados, etc.

Este foi o texto.

Esta é a voz da extrema direita de nosso país que estava nos porões da política e, graças a Serra, ela já mostra sua face não mais oculta.

Este tipo de posicionamento presenciamos em nosso dia-a-dia em todos os lugares. Trata-se de uma minoria totalmente descontente com a possibilidade de dividir espaço com as “classes de E a Z”, como disse a Pannunzio, ou “miserável, camarada (leis-se comunista matador de criancinhas), desgraçado, frustrado, analfabeto cultural (nunca leu um livro), incapaz de conviver até mesmo com o conjuge (“sai dirigindo porque não suporta a esposa nem ela o suporta”), como disse o Prates, ou, até mesmo, com os “porcos selvagens”, como disse a EII*.

Trata-se de uma minoria, já disse, mas, essa minoria domina meios de comunicação (vide PIG*), setores do judiciário (vide caça a Protógenes e a Tiririca, assim como defesa de Dantas), setores dos partidos de direita do país (vide a campanha do Serra), e assim vai.

Se a sociedade brasileira não acordar para “o sanitário que o Serra trouxe para a sala de jantar”, essa minoria pode causar um estrago sem precedentes nos rumos deste Brasil livre, diverso, miscigenado, que está em busca de uma sociedade mais justa.

O Faces da Verdade reproduz dois textos do Jornalista Paulo Henrique Amorim no conversa Afiada sobre o tema, bem como a charge do Bessinha também publicada por PHA.





O Conversa Afiada publica outra charge genial do Bessinha (o Faces da Verdade a replicou no início deste post).

E sugere ao amigo navegante que vote na trepidante enquete: Por que o Ministério da Comunicação não faz nada com o Prates, a RBS ou a Globo ?

Se o Prates pode dizer isso, imagine o que o William Waack vai fazer quando a Dilma tomar posse.

Clique aqui para ver “Vídeo assustador: Globo de SC tem ódio de pobre”.

Paulo Henrique Amorim





Segundo o Agora (único jornal que presta em São Paulo), este é o terceiro caso de intolerância em São Paulo de outubro para cá.

A intolerância vai por degraus.

A ordem dos degraus não altera a intensidade da intolerância.

Cabem nela os homossexuais, os pobres, os nordestinos, os que defendem o aborto, os judeus, os muçulmanos – os diferentes.

A melhor maneira de aprender a odiar o “diferente” é estudar em escolas em que só há “iguais”.

É assim que terminam políticas para desconstruir a escola pública em benefício da escola particular: em intolerância, a fase inicial do racismo.

A nova onda de intolerância começou no segundo turno desta eleição, quando o candidato José Serra e seus brucutus na internet trouxeram para a sala de jantar o vaso sanitário da patologia social brasileira.

Clique aqui para ler sobre como Serra criou a Direita Cristã no Brasil.

Serra montou no dragão da maldade.

Não ganhou a eleição.

Mas vai tentar ganhar de novo.

Só tem um problema.

O dragão da maldade é ingovernável.

Pode derrubar o cavaleiro (de novo).

Clique aqui para ler sobre a entrevista do professor Durval Albuquerque Jr. A respeito do preconceito contra o nordestino.


Paulo Henrique Amorim





EII* - Elite Intelectual de Itabirito.

Ronc!??!* - Referência ao texto porcos selvagens distribuído pela EII.

PIG* - (*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Um comentário:

Anônimo disse...

Se continuar assim estamos perdidos...


Se o que disse sobre o poder dessas pessoas for verdade estamos fritos!